Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aplicação das escalas de Glasgow, Braden e Rankin em pacientes acometidos por acidente vascular encefálico / Application of Glasgow, Braden and Ranking scales in patients affected by cerebrovascular accident / Aplicación de las escalas de Glasgow, Braden y Rankin en pacientes acometidos por accidente vascular encefálico

Vieira, Luara Abreu; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Barros, Ariane Alves.
Rev. enferm. UFPE on line ; 10(5): 4226-4232, maio 2016. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF | ID: biblio-1031687

Objetivo:

averiguar nível de consciência, risco de úlceras por pressão (UPP) e dependência funcional de pacientes acometidos por Acidente Vascular Encefálico (AVE) utilizando as escalas de Glasgow, Braden e Rankin modificada.

Método:

estudo transversal e analítico, de abordagem quantitativa, realizado em Fortaleza-Ceará-Brasil, com 40 pacientes acometidos por AVE, nos meses de setembro e outubro de 2015. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística pelo (SPSS) versão 20.0, apresentados em tabelas e de forma descritiva.

Resultados:

a maioria dos pacientes tinha idade >60 anos, sexo masculino, mulatos, média de internação de 9 dias e de permanência na unidade de AVE de sete dias. Orientados no tempo e espaço, apresentavam baixo risco para UPP e nível de dependência funcional de moderado a grave.

Conclusão:

a aplicação das escalas visualizou como se encontravam os pacientes acometidos por AVE e a necessidade de cuidados de enfermagem individualizados que promovam a reabilitação.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1