Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise do processo de trabalho de uma equipe itinerante de saúde mental / Analysis of the work process of an itinerant mental health team

Eslabão, Adriane Domingues; Pinho, Leandro Barbosa de; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Santos, Elitiele Ortiz dos.
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(11): 4369-4379, nov.2017.
Artigo em Português | BDENF, BDENF | ID: biblio-1031925

Objetivo:

analisar o processo de trabalho de uma Equipe Itinerante de Saúde Mental.

Método:

estudo qualitativo, tipo estudo de caso, realizado com três profissionais de uma Equipe Itinerante de Saúde Mental deum município do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram produzidos a partir de observação participante das atividades da equipe, 180 horas, e pela entrevista semiestruturada. Para a análise das entrevistas, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo Temática.

Resultados:

o funcionamento e a organização envolvem a importante atuação da equipe, coordenador e profissionais, as atividades de desburocratização e o diálogo e articulação em rede. Identificaram-se alguns avanços em relação ao trabalho intersetorial com o Judiciário, mas há a necessidade de maior clareza do papel de cada membro no cuidado em saúde.

Conclusão:

a análise do processo de trabalho evidenciou que a inovação assistencial do município possibilitou maior contato com os serviços de saúde mental, qualificando o cuidado.
Biblioteca responsável: BR9.1