Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O liderar do enfermeiro nas situações de emergência no hospital: visão dos técnicos de enfermagem / Leading of nurse in emergency situations in the hospital: vision of nursing technicians

Estevam, Leonardo Alves; Sales, Celso Henrique Campos; Domingues, Elaine Aparecida Rocha; Simões, Ivandira Ribeiro Anselmo; Sanches, Roberta Seron; Lima, Rogério Silva.
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(4): 1709-1715, abr.2017.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1032079

Objetivo:

compreender os sentidos elaborados pelos técnicos de Enfermagem sobre a liderança do enfermeiro nas situações de emergência no contexto hospitalar.

Método:

estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 17 técnicos de Enfermagem de uma instituição hospitalar. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista gravada, com uso de roteiro semiestruturado. Para a organização e a análise dos dados, utilizou-se o referencial teórico-metodológico da análise das práticas discursivas.

Resultados:

liderar pressupõe a articulação entre o conhecimento teórico, a dimensão procedimental, traduzida como habilidade na execução de procedimentos e a competência relacional, capaz de configurar as relações entre líder e liderados numa perspectiva dialógica e horizontal.

Conclusão:

considera-se que os aspectos que favorecem o desenvolvimento das competências instrumentais e relacionais nas situações adversas, como asde emergência, sejam repensados na formação do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR9.1