Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Registros de enfermagem no controle do balanço hídrico / Nursing’s records to the control of hydric balance / Registros de enfermería en el control del balance hídrico

Oliveira, Shérida Karanini Paz de; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Lima, Francisca Elisângela Teixeira.
Rev. enferm. UFPE on line ; 4(1): 68-74, 20100300. tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1032890

Objetivo:

analisar os registros de enfermagem realizados no balanço hídrico dos pacientes hospitalizados.

Método:

o estudo é documental, desenvolvido na unidade de terapia intensiva de um hospital público de Fortaleza-Ceará. Foram analisados 16 prontuários de pacientes internados por pelo menos três dias, totalizando 48 impressos. Foi utilizado um formulário estruturado, com aspectos relacionados aos volumes de líquidos administrados e eliminados. Os dados foram expostos em tabelas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição sob nº 246/05.

Resultados:

quanto aos resultados, todos os prontuários possuíam registros de balanço hídrico. Entretanto, 58,3% estavam completos; 83,3% eram legíveis; 56,2% não tinham rasuras. Com relação à administração de medicamentos, 45,8% não constava os registros dos líquidos administrados por via oral. O registro referente à administração por via endovenosa é o mais frequente (93,7%). Os registros numéricos da quantidade da diurese estavam presentes em 36 formulários.

Conclusão:

as anotações de enfermagem em relação ao balanço hídrico precisam ser revistas e reordenadas, com vistas a melhorar a elaboração do plano de cuidados, o qual deve ser sistematizado, individualizado e humanizado.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1