Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estágio curricular: percepção de professores de enfermagem da área profissionalizante / Internship curricular: professors' perception of the nursing professional area / Estagio curricular: percepción de profesores de enfermería del área profesionalizante

Santos, Teresa Celia de Mattos Moraes dos; Paula, Maria Angela Boccara de; Santos, Fernanda Testa.
Rev. enferm. UFPE on line ; 4(2): 484-489, 20100300.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1032943

Objetivo:

conhecer as percepções dos professores de enfermagem da área profissionalizante sobre a disciplina estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem.

Metodologia:

estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. A amostra foi de 19 professores e a coleta de dados foi de junho a julho de 2008, com um questionário. Os resultados foram analisados e discutidos de acordo com a literatura. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade de Taubaté/UNITAU (número de registro 136/08).

Resultados:

indicam que, para os professores o objetivo da disciplina é desenvolver atividades já trabalhadas nos três primeiros anos da graduação e, que é de suma importância para o desenvolvimento do futuro profissional pois oferece possibilidades da vivência da prática. Há oportunidade para desenvolverem responsabilidade e autonomia durante o estágio, favorecendo a formação de um profissional crítico e reflexivo.

Conclusão:

esse estudo contribuirá à reflexão sobre a importância do entrosamento e participação efetiva de todos os envolvidos no processo de formação do profissional enfermeiro, especialmente no que tange o desenvolvimento da disciplina do estágio curricular, viabilizando novos olhares que possibilitem melhorar a qualidade do ensino de graduação em Enfermagem.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1