Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relações interpessoais entre profissionais de enfermagem de emergência hospitalar: proposta de intervenção / Interpersonal relationships among nursing professionals working in hospital emergency: intervention proposal

Falcão, Karinne de Oliveira Martins; Chagas, Mara Geiza Ramos; Bezerra, Sara Taciana Firmino; Moura, Denizielle de Jesus Moreira; Cabral, Riksberg Leite; Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo.
Rev. enferm. UFPI ; 3(4): 95-100, out.-dez. 2014.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1033759

Objetivo:

apresentar uma proposta de intervenção para melhoria das relações interpessoais entre profissionais de enfermagem que atuam na emergência hospitalar.

Metodologia:

relato de experiência de proposta de intervenção pautada no percurso metodológico do Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania da Universidade de Brasília, organizada em nove passos 1- Geração de dados de identificação do projeto como título, descrição do ambiente institucional e público alvo da intervenção; 2- Justificação e caracterização do problema; 3- Definição dos objetivos geral e específicos; 4- Identificação de como serão realizadas as ações que serão realizadas; 5- Construção detalhada do cronograma de execução; 6- Identificação de parceiros para realização da intervenção; 7- Definição do orçamento financeiro; 8- Definição de quem acompanhará e avaliará o projeto; 9- Apresentar as referências.

Resultados:

a proposta está sedimentada, inicialmente, na realização de cinco grupos operativos, apresentando como temas condutores relações de trabalho, vínculo e afetividade, comunicação, motivação e trabalho em equipe. Propõe-se utilização de dinâmicas como recurso lúdico e instrumentos para produção das reflexões.

Conclusões:

ainda é escassa a apresentação de projetos que trabalhem intervenções voltadas para este público, apontando para necessidade de compartilhar experiências passíveis de replicações nos diversos espaços de atuação da enfermagem.
Biblioteca responsável: BR5.1