Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso dos usuários com tuberculose do município de Santa Maria/RS: perspectiva de uma linha de cuidado / Users of access with Santa Maria/RS city of tuberculosis: perspective of a care line

Damaceno, Adalvane Nobres; Bandeira, Danieli; Weiller, Teresinha Heck.
Rev. enferm. UFPI ; 4(4): 21-28, out.-dez. 2015.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1033827
O estudo da Tuberculose se justifica pela importância no cenário nacional e internacional encontrando-se entre as principais causas de morbidade e mortalidade.

Objetivo:

propor alternativas para uma Linha de Cuidado da Tuberculose a partir dos dados coletados de usuários que utilizaram o serviço no período 1998 a 2008 no município de Santa Maria.

Método:

tratou-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa com saturação de dados. Para análise de dados, utilizou-se a Análise Temática de Conteúdo proposta por Minayo.

Resultados:

existe entre o início do tratamento e demora do diagnóstico de TB, um o itinerário pelos serviços de saúde até que o diagnóstico correto fosse realizado no hospital, demonstrando fragilidade na rede de Atenção Básica, e que o acesso ainda é uma barreira para o usuário chegar ao sistema de saúde.

Conclusões:

observou-se que a conformação de um pacto para construção da Linha de Cuidado no referido município se produzirá a partir da vontade política, recursos cognitivos e materiais, concomitante a reorganização do processo de trabalho em nível da Atenção Básica além de uma corresponsabilização que envolva os diversos atores na gestão de projetos terapêuticos.
Biblioteca responsável: BR5.1