Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Morte encefálica e o processo de doação de órgãos: uma atenção ao familiar / Brain death and the process of donation of organs: a family care / La muerte cerebral y el proceso de donación de órganos: un cuidado familiar

Ribeiro, Kaiomakx Renato Assunção; Prado, Ludymilla Silva; Santos, Flabiana Reis; Gonçalves, Fernanda Alves Ferreira; Borges, Maria Madalena; Abreu, Edivalda Pereira de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 189-195, jan.-dez. 2020. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1047755

Objetivo:

discutir sobre a reação familiar frente ao processo de comunicação de morte encefálica e a possível doação de órgãos.

Método:

revisão integrativa da literatura, com busca dos artigos nas bases de dados SciELO, BEDENF, LILACS, MEDLINE publicados entre os anos de 2008 a 2017. Selecionou-se para essa pesquisa, 14 publicações conforme os critérios de inclusão e exclusão.

Resultados:

o elemento principal para que o processo de doação seja satisfatório é a família. E que estes apresentam reações diversas ao receber a informação de morte encefálica e a possível doação de órgão. Dentre esses vários fatores estão a local onde a comunicação é realizada e o desconhecimento dos familiares sobre a opinião do doador.

Conclusão:

ao receberem o diagnóstico de morte encefálica, os familiares apresentam manifestações como tristeza, choro e revolta. O desconhecimento esse assunto, leva os familiares a uma série de questionamentos e uma possível recusa na doação
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1