Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Limitações no cotidiano das pessoas com lesão crônica / Limitations in the daily life of people with chronic injury

Rodrigues, Rayssa Nogueira; Macedo, Maísa Mara Lopes; Souza, Débora Aparecida Silva; Moraes, Juliano Teixeira; Lanza, Fernanda Moura; Cortez, Daniel Nogueira.
HU rev ; 45(1): 07-12, 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1048136

Introdução:

A lesão de pele é consideradacrônica quando ultrapassa seis semanas para cicatrizar, sendo um problema de saúde pública, devido ao impacto psicológico, social e econômico para o paciente, com elevados e crescentes custos para o sistema de saúde.

Objetivo:

compreender as limitações no cotidiano das pessoas com lesões crônicas. Material e

métodos:

estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em um município de Minas Gerais com nove usuários de uma unidade básica de saúde. Utilizou-se a entrevista aberta para a coleta de dados, que após transcrição na íntegra foram submetidas à Análise de Conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

os indivíduos descreveram que a dor dificultava a realização dos afazeres domésticos e ocupacionais. A limitação de conviver com a lesão crônica também se relacionava com a dependência para realizar essas ativida des. O afastamento social foi relatado pelos participantes devido ao odor e secreção, o que ocasionava a baixa autoestima.

Conclusão:

as lesões repercutem sobre as esferas psicoemocionais dos pacientes, com impactos negativos sobre a qualidade de vida. Demonstra, portanto, a importância do atendimento pautado no acolhimento humanizado e na escuta sensível durante todo o tratamento.
Biblioteca responsável: BR378.1