Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nutritional composition and acceptance of cake elaborated with beauregard potato biofortified with carotenoids / Composição nutricional e aceitação de bolo elaborado com batata beauregard biofortificada com carotenoides

Ramos, Juliany Sales; Martins, Maria do Carmo de Carvalho e; Lima, Alessandro de; Tapety, Fabrício Ibiapina; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim.
Biosci. j. (Online) ; 35(3): 949-956, may./jun. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1048716
A batata-doce Beauregard biofortificada é uma raiz tuberosa com alto teor de carotenoides, cujo consumo pode trazer efeitos benéficos na saúde humana relacionados com as ações biológicas dessassubstâncias. Os objetivos deste estudo foram avaliar a aceitação de bolo elaborado com batata doce biofortificada com carotenoides por crianças em idade escolar matriculados em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Teresina PI. O bolo doce contendo batata biofortificada (Beauregard) (BB) foi comparado com formulação padrão de bolo doce de farinha de trigo (BT). Os produtos BB e BT e a batata Beauregard foram analisados quanto à composição centesimal (umidade, cinzas, proteínas, lipídeos e carboidratos) e conteúdo de carotenóides totais. A aceitação do BB foi avaliada por meio de teste de aceitação com escala hedônica facial de cinco pontos aplicado em 100 crianças de 08 a 10 anos de idade. A avaliação da composição centesimal mostrou conteúdo protéico correspondendo 2,1% no BT e 3,57% no BB, e de lipídiosde 5,16% no BT e 8,95% no BB. Em relação ao teor de umidade, o BT apresentou 32,5% e BB 38,44%. O teor de minerais fixos (cinzas) encontrado nas formulações foi de 1,9% e 1,26%, respectivamente, no BT e BB. O conteúdo de carotenoides (µ g de ß-caroteno.g-1) foi significativamente maior (p<0,05) na batata biofortificada (3.200,01 ± 0,02) e nas formulações BB (3.666,17 ± 2,55) e BT (3.066,53 ± 1,88) em relação à Figure 1. Acceptance rate of Beauregard potato and wheat cake formulations.. batata doce comum (2.200,00 ± 1,63). No teste de aceitação escala hedonica facial de cinco pontos a formulação contendo batata biofortificada (BB) obteve nota significativamente maior (p<0,05) (4,24± 0,93) quando comparada com a formulação BT (3,75± 1,19). A batata biofortificada e o bolo contendo a batata biofortificada apresentaram algumas características relacionadas à composição centesimal semelhantes àquelas encontradas no BT e conteúdo de carotenoides no BB maiores que os do BT. Por ser o bolo doce um produto alimentício, de modo geral, bem aceito por crianças e adultos, a maior aceitação do BB em relação ao BT sugere seu potencial promissor para consumo pela população.
Biblioteca responsável: BR396.1