Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do impacto da capacitação no trabalho para o cuidado de pessoas com estomias / Evaluation of the impact capacitation at work for the care of people with stomies

Moraes, Juliano Teixeira; Silva, Alexandre Ernesto; Gontijo, Tarcísio Laerte; Ribeiro, Renato Ferreira; Faria, Rafaela das Graças Santiago.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(3): 93-98, jul. 2019. tab, ilus
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1050011

Objetivo:

Avaliar um processo de capacitação de enfermeiros Atenção Primária da Saúde para o cuidado à saúde da pessoa com estomias produziu impacto no ambiente de trabalho.

Método:

Estudo transversal, realizado com 32 egressos do processo de capacitação realizado por instituição pública de ensino superior. Foi realizada entrevista e a utilização de um instrumento validado para avaliação do impacto de treinamento.

Resultados:

Os participantes eram em sua maioria sexo feminino, com idade entre 20 a 40 anos, apresentavam entre 5 e 15 anos de formação e atuavam a menos de 10 anos na Atenção Primária da Saúde. A avaliação demonstrou que a estratégia educativa produziu impacto no trabalho.

Conclusão:

Estratégias de capacitação que articulam instituições de ensino e serviço favorecem o conhecimento. Medir o impacto do treinamento no trabalho possibilita avaliar quanto a ação educativa pode propiciar mudança de comportamentos no serviço. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2