Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores que acarretam insatisfação no trabalho do enfermeiro no contexto hospitalar privado / Factors causing dissatisfaction among nurses in the private hospital context / Factores que llevan a la insatisfacción en el trabajo de enfermería en el contexto hospitalario particular

Scussiato, Louise Aracema; Peres, Aida Maris; Tominaga, Louise Bueno Lelli; Galvão, Keity Daiany dos Santos; Lima, Dayane Cristina de.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1222, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1051146

OBJETIVO:

verificar o grau de satisfação do enfermeiro e identificar os fatores causadores de insatisfação no trabalho do enfermeiro dentro do serviço hospitalar.

MÉTODOS:

estudo exploratório de métodos mistos, realizado em uma instituição hospitalar privada de uma capital do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2017 com enfermeiros assistenciais. No primeiro momento foi aplicada uma escala de satisfação no trabalho que está dividida em cinco dimensões satisfação com os colegas; com o salário; com a chefia; com a natureza do trabalho e com as promoções. No segundo momento, aqueles enfermeiros cujo resultado da escala foi "insatisfeito" foram convidados a responderem uma entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos das entrevistas foram analisados segundo a análise de conteúdo temático-categorial, com apoio do software MAXQDA© para organização dos dados.

RESULTADOS:

participaram da pesquisa 40 enfermeiros, dos quais 10 se manifestaram insatisfeitos com a remuneração inadequada; com a falta de promoção e crescimento profissional; com o regime de trabalho; com a falta de reconhecimento e valorização profissional; com o desvio de função; com a competitividade e desunião entre os profissionais e a equipe multiprofissional; e com a falta de liderança. No entanto, ficou evidenciado que trabalhar com o que gosta e as amizades que se constroem com colegas no trabalho foram fatores de satisfação para os enfermeiros insatisfeitos.

CONCLUSÃO:

o reconhecimento dos fatores de insatisfação dos enfermeiros pode subsidiar a implantação de um plano institucional para mudar a situação identificada. Trabalhadores satisfeitos são mais motivados e produzem melhor.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2