Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implicações da prática clínica em atividades simuladas: satisfação e autoconfiança dos estudantes / Implications of the clinical practice in simulated activities: student satisfaction and self-confidence / Implicaciones de la práctica clínica en actividades simuladas: satisfacción y autoconfianza de los estudiantes

Franzon, Juliana Constantino; Meska, Mateus Henrique Gonçalves; Cotta Filho, Cezar Kayzuka; Machado, Giovanna Cristina Conti; Mazzo, Alessandra.
REME rev. min. enferm ; 24: e-1274, fev.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1051252

INTRODUÇÃO:

a literatura demonstra que alunos que participam de atividades simuladas com experiência clínica prévia alcançam resultados menos positivos em simulação do que aqueles sem contato prévio com o campo clínico.

OBJETIVO:

identificar as implicações da prática clínica na satisfação e autoconfiança do estudante com atividades clínicas simuladas em medidas de conforto e higiene ao paciente usuário de fraldas descartáveis.

MÉTODO:

estudo quantitativo, quase-experimental realizado em uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, no Brasil, utilizando dois instrumentos de avaliação da satisfação e autoconfiança do estudante com as práticas clínicas simuladas, a Escala de Satisfação e Autoconfiança no Aprendizado (ESAA) e a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS).

RESULTADOS:

participaram do estudo 100 estudantes de graduação em Enfermagem. Alunos com experiência clínica anterior tiveram valores mais significativos no item "autoconfiança"; estudantes sem experiência clínica para o item "realismo" das escalas.

CONCLUSÃO:

a simulação clínica é enriquecedora do ponto de vista do aprendizado, satisfação e autoconfiança do estudante, mas não dispensa a prática clínica real dos estudantes em campo clínico.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2