Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As diretoras religiosas da escola de enfermagem Wenceslau Braz (1955-2016) / The religious directors of the Wenceslau Braz nursing school (1955-2016) / Las directoras religiosas de la escuela de enfermería Wenceslau Braz (1955-2016)

Braga, Cristiane Giffoni; Ribeiro, Anesilda Alves de Almeida.
REME rev. min. enferm ; 24: e-1276, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1051268

Introdução:

a Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), criada em 1954 e situada em Itajubá-MG, é uma instituição de ensino privada, confessional católica, pertencente e mantida pela congregação das Irmãs da Providência de Gap.

Objetivo:

descrever o percurso individual e analisar a trajetória administrativa das diretoras religiosas da EEWB, no período de 1955 a 2016.

Método:

pesquisa qualitativa de abordagem histórica. Os dados foram obtidos de fontes documentais, bibliográficas e entrevistas. O pensamento de Michel Foucault foi o referencial utilizado na construção do estudo.

Resultados:

neste recorte histórico, a EEWB teve nove diretoras religiosas - sete enfermeiras e duas educadoras. Todas foram professoras da escola. A biografia das diretoras revela o conhecimento, trabalho, habilidade e competência de cada uma, o pioneirismo na implantação da Enfermagem profissional no sul de Minas e o protagonismo administrativo impulsionador do progresso da Escola.

Conclusão:

as diretoras religiosas da EEWB deixaram um legado cultural e científico para a Enfermagem brasileira, materializado na própria escola e no perfil profissional dos egressos. A herança deixada é o amor à educação e à Enfermagem, pois esse amor as fez acreditar no sonho e envidar todos os esforços para garantir a continuidade da escola, o que demandou somar forças, saberes e poderes.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2