Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A aceitação da medicina alternativa complementar por gestantes com diabetes / Acceptance of additional alternative medicine by pregnant diabetics

Ferraz, Guilherme Augusto Rago; Lima, Silvana Andréa Molina; Rodrigues, Meline Rossetto Kron; Spiri, Wilza Carla; Juliani, Carmen Maria Casquel Monti; Calderon, Iracema de Mattos Paranhos; Molina, Ana Claudia; Rudge, Marilza Vieira Cunha.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-8], 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1051940

Objetivo:

avaliar como as mulheres grávidas com diabetes compreendem e aceitam o uso de práticas integrativas e complementares na saúde, especialmente o Reiki, durante o atendimento pré-natal.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório, de gestantes diabéticas atendidas num Centro de Investigação do Diabetes Perinatal em um centro terciário, por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 gestantes. Audiogravaram-se e transcreveram-se as entrevistas para posterior análise cujos dados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

demonstrou-se, pela maioria das mulheres gestantes diagnosticadas com diabetes, o conhecimento de algumas práticas integrativas e complementares na saúde. Receber-se-iam, além disso, por um grande número de entrevistadas, tais terapias se essas fossem disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), porém, a terapia Reiki mostrou ser desconhecida entre as pacientes.

Conclusão:

serve-se este estudo como ponto de partida para profissionais de saúde introduzirem as terapias integrativas e complementares na saúde pública brasileira. Tornam-se necessários estudos adicionais em outras populações para obter uma visão mais profunda e detalhada do perfil das pacientes em diferentes regiões.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1