Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Situações de urgência e emergência na atenção primária reguladas pelo SAMU / Urgency and emergency situations in primary care regulated by SAMU / Situaciones de urgencia y emergencia en la atención primaria regulada por el SAMU

Amaral, Carolina Siqueira; Reck, Ana Zilda de Castro; Souza, Dante Santos; Nuñez, Angela Regina Groff; Blatt, Carine Raquel; Weis, Alísia Helena; Souza, Emiliane Nogueira.
J. Health NPEPS ; 3(1): 241-252, Janeiro-Junho. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-1052136

Objetivo:

identificar as principais situações de urgência e emergência que chegam aos serviços de atenção primária e que são encaminhadas para serviços de maior complexidade reguladas pelo serviço de atendimento móvel de urgência.

Método:

estudo longitudinal e prospectivo realizado em 21 unidades de saúde. A coleta de dados ocorreu entre junho de 2014 a maio de 2015.

Resultados:

Foram realizadas 57 chamadas para o SAMU, sendo 28 originadas de unidades com estratégia de saúde da família. A idade média dos pacientes foi de 40,94+13,21 anos, a maioria era do sexo feminino e o sistema mais afetado foi o cardiovascular seguido pelo neurológico. Tempo médio de deslocamento para o SAMU chegar ao local do chamado foi 31,69±21,50 minutos. Os encaminhamentos realizados foram para unidade de pronto atendimento na sua maioria.

Conclusão:

Alterações dos sistemas cardiovascular e neurológico foram as mais prevalentes dentre as situações reguladas pelo serviço de atendimento móvel de urgência na atenção primária.
Biblioteca responsável: BR1972.9