Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências profissionais do enfermeiro nas atividades hospitalares / Nurse professional skills in hospital activities

Bernardina, Lucienne Dalla; Spiri, Wilza Carla.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-9], 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1052353

Objetivo:

identificar as competências profissionais do enfermeiro na área hospitalar.

Método:

trata-se de estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa, com recorte temporal de 2009 a 2018, realizado na PubMed Central® (PMC®), PubMed/MEDLINE, EBSCOhost, ERIC e Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Apresentaram-se os resultados em forma de figuras seguida da análise descritiva.

Resultados:

encontraram-se 12 artigos. Evidenciou-se que o termo competência exerceu influência sobre o atributo liderança que, por sua vez, exerce influência no desenvolvimento organizacional e equipe, como transformadora do papel do enfermeiro no local de trabalho, relacionamentos interpessoais, segurança assistencial e promoção de prática segura. Identificaram-se lacunas na gestão de recursos humanos por competências, influenciada pelas rápidas e constantes alterações nos contextos produtivos, evoluções tecnológicas, processos de competitividade de mercado e produção de trabalho, especialmente, em saúde.

Conclusão:

conclui-se que há necessidade de estudos de campo para evidenciar as competências por meio de investigação com sujeitos atuantes em diferentes cenários.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1