Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Responsabilidade filial no cuidado aos pais idosos: estudo misto / Responsabilidad filial en el cuidado de padres ancianos: estudio mixto / Filial responsibility in care for elderly parents: a mixed study

Aires, Marines; Pizzol, Fernanda Laís Fengler Dal; Bierhals, Carla Cristiane Becker Kottwitz; Mocellin, Duane; Fuhrmann, Ana Cláudia; Santos, Naiana Oliveira dos; Day, Carolina Baltar; Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(6): 691-699, Nov.-Dez. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1054618
Resumo

Objetivo:

Examinar a relação entre atitudes de responsabilidade filial e comportamentos de cuidado dos filhos cuidadores.

Métodos:

Estudo de métodos misto com triangulação concomitante de dados com 100 filhos cuidadores de idosos vinculados a serviços de atenção primária. Na etapa quantitativa, para avaliação das atitudes de responsabilidade filial, foram aplicadas as Escalas de Expectativa Filial e Dever Filial. Os comportamentos de cuidado foram avaliados por meio do apoio instrumental, emocional e financeiro, companhia e visita. Na etapa qualitativa utilizou-se questões abertas sobre atitudes e comportamentos de cuidado. Foram feitas análises inferencial e temática e triangulação dos dados.

Resultados:

Apoio financeiro e emocional apresentaram associação com Dever Filial (p=0,050; p=0,001) e Expectativa Filial (p=0,013; p=0,023), respectivamente. Na etapa qualitativa estes comportamentos filiais emergiram como sobrecarga financeira e ensinamentos para seus próprios filhos também os cuidarem na velhice. Companhia e visita foram associadas apenas com Dever Filial (p=0,015), de forma semelhante ao encontrado nos depoimentos relativos a ser um dever natural e satisfação de estar presente na vida dos pais. Não houve associação entre atitudes de responsabilidade filial e ajuda nas atividades de vida diária, divergente dos achados da categoria "Dificuldades em ser filho cuidador".

Conclusão:

Compreender atitudes e comportamentos de cuidado contribui para melhoria da qualidade da atenção dos profissionais que assistem essa população.
Biblioteca responsável: BR1.2