Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Radiographic predictors determined with an objective assessment tool for neonatal patients with necrotizing enterocolitis / Preditores radiográficos determinados com uso de ferramenta de avaliação objetiva para pacientes neonatais com enterocolite necrotizante

Alves, Allan Felipe Fattori; Pavan, Ana Luiza Menegatti; Giacomini, Guilherme; Quini, Caio Cesar; Ribeiro, Sergio Marrone; Marquez, Rozemeire Garcia; Bentlin, Maria Regina; Trindade, André Petean; Miranda, José Ricardo de Arruda; Pina, Diana Rodrigues de.
J. pediatr. (Rio J.) ; 95(6): 674-681, Nov.-Dec. 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1056656
RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar uma ferramenta computacional para auxiliar as decisões radiológicas na enterocolite necrotizante. Metodologia: Pacientes que exibiam sinais clínicos e evidências radiográficas do estágio 2 ou superior de Bell foram incluídos no estudo, que resultou em 64 exames. A ferramenta foi usada para classificar o aumento localizado da espessura da parede intestinal e a pneumatose intestinal com medidas de largura total a meia altura e análises de textura baseadas na decomposição da energia wavelet. Os achados radiológicos de aumento suspeito da espessura da parede intestinal e das alças na pneumatose intestinal foram confirmados pela cirurgia e análise histopatológica do paciente. Dois radiologistas experientes selecionaram um intestino afetado e um intestino normal na mesma radiografia. A largura total a meia altura e a característica da textura baseada em wavelet foram então calculadas e comparadas com o uso do teste U de Mann-Whitney. Foram calculados a especificidade, sensibilidade, valores preditivos positivos e negativos. Resultados: Os resultados da largura total a meia altura foram significativamente diferentes entre a alça normal e a distendida (mediana de 10,30 e 15,13, respectivamente). Medidas de energia wavelet horizontal, vertical e diagonal foram avaliadas em oito níveis de decomposição. Os níveis 7 e 8 na direção horizontal apresentaram diferenças significativas. Para o nível 7, as medianas foram 0,034 e 0,088 para os grupos normal e com pneumatose intestinal, respectivamente, e para o nível 8, as medianas foram 0,19 e 0,34, respectivamente. Conclusões: A ferramenta desenvolvida pode detectar diferenças nos achados radiográficos do aumento da espessura da parede intestinal e PI de difícil diagnóstico, demonstra seu potencial na rotina clínica. A ferramenta desenvolvida no presente estudo pode ajudar os médicos a investigar alças intestinais suspeitas e melhorar consideravelmente o diagnóstico e as decisões clínicas.
Biblioteca responsável: BR1.1