Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationship between elderly stroke patient caregivers scale and nursing diagnoses / Relação entre escala ecpicid-avc e diagnósticos de enfermagem da NANDA-I / Relación entre escala ecpicid-avc y diagnósticos de enfermería de NANDA-I

Pizzol, Fernanda Laís Fengler Dal; Vieira, Laura Fonseca; Bierhals, Carla Cristiane Becker Kottwitz; Azzolin, Karina de Oliveira; Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi; Low, Gail; Rosa, Ninon Girardon da; Lucena, Amália de Fátima.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.2): 251-258, 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1057642
RESUMO

Objetivo:

Descrever como os fatores da escala ECPICID-AVC se relacionam com os domínios, as classes e os Diagnótiscos de Enfermagem (DE) da NANDA-I.

Método:

Estudo de mapeamento cruzado entre os oito fatores da escala ECPICID-AVC e os 13 domínios da taxonomia NANDA-I. Realizou-se análise descritiva para apresentar os elementos mapeados.

Resultados:

Identificadas áreas de similaridade e interseção entre os oito fatores da escala e os nove domínios da NANDA-I, bem como entre esses fatores e 19 classes e 72 DEs. Todos os fatores da escala foram mapeados com o Domínio 1/Promoção da Saúde, Classe 2/Controle da Saúde, e o DE "Síndrome do idoso frágil". Considerações finais Os fatores da escala ECPICID-AVC foram mapeados de acordo com os nove domínios da NANDA-I, respectivas classes e diagnósticos. Este estudo demonstra ser importante que os enfermeiros compreendam como os DEs se relacionam com os fatores que avaliam a capacidade de cuidar de um idoso dependente por acidente vascular cerebral, pois isso permitirá o estabelecimento de diagnósticos mais adequados às necessidades do cuidador e condizentes com sua capacidade de oferecer este cuidado.
Biblioteca responsável: BR1.1