Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Functional capacity and quality of life of hospitalized octogenarians / Capacidad funcional y calidad de vida de octogenarios hospitalizados / Capacidade funcional e qualidade de vida de octogenários hospitalizados

Billett, Michelle Cardoso; Campanharo, Cássia Regina Vancini; Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira; Batista, Ruth Ester Assayag; Belasco, Angélica Gonçalves Silva; Okuno, Meiry Fernanda Pinto.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.2): 43-48, 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1057660
RESUMO

Objetivo:

avaliar capacidade de desenvolver atividades de vida diária (AVD) e correlacionar capacidade funcional com a qualidade de vida (QV) dos octogenários hospitalizados.

Método:

estudo transversal com 128 pacientes, utilizando os instrumentos de qualidade de vida WHOQOL-OLD e WHOQOL-BREF e a Escala de Katz.

Resultados:

a maioria apresentou grau máximo de dependência; pacientes com maior escolaridade tiveram menor independência; idosos com dependência parcial e independência tiveram maiores escores na percepção da QV; nos domínios autonomia, atividades passadas, presentes e futuras; e melhor QV geral comparados àqueles com grau máximo de dependência. Os com dependência parcial apresentaram maiores escores no domínio morte e morrer quando comparados aos independentes.

Conclusão:

a QV dos idosos associa-se à manutenção da autonomia e à capacidade funcional. Existe um declínio na saúde do idoso durante o processo de hospitalização, devido à limitação em realizar suas AVD e à falta de estímulo por parte da equipe de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1