Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factors associated with metabolic syndrome in older adults: a population-based study / Los factores asociados con el síndrome metabólico en adultos mayores: un estudio de base poblacional / Fatores associados à síndrome metabólica em idosos: estudo de base populacional

Silva, Patrícia Aparecida Barbosa; Sacramento, Antonieta de Jesus; Carmo, Camila Isis de Deus do; Silva, Líliam Barbosa; Silqueira, Salete Maria de Fátima; Soares, Sônia Maria.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.2): 221-228, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1057662
RESUMO Objetivo: Estimar a prevalência de síndrome metabólica e de aglomerados de seus componentes e identificar possíveis fatores associados em pessoas idosas. Método: Estudo transversal, de base populacional, envolvendo 271 idosos. Foram coletados dados sociodemográficos, comportamentais, clínicos, bioquímicos e antropométricos. Os dados foram analisados por meio de técnicas descritivas e de regressão logística. Resultados: A prevalência de síndrome metabólica foi de 59% e associou-se ao sexo feminino, a sobrepeso/obesidade e à proteína C-reativa. Sobre os aglomerados, 11,4% da amostra possuía a totalidade dos componentes da síndrome metabólica, e apenas 5,2% dos indivíduos não possuíam nenhum de seus componentes. Conclusão: Constatou-se elevada prevalência de síndrome metabólica em idosos e de aglomerados de seus componentes. É importante aprofundar estudos sobre esta temática, considerando aspectos clínicos em relação ao sexo e a hábitos comportamentais saudáveis para formulação de políticas públicas, além de enfatizar ações que visem fomentar o autocuidado em todos os ciclos de vida.
Biblioteca responsável: BR1.1