Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mental health in primary care: experience of matrix strategy in the rural area / Salud mental en atención primaria: experiencia de estrategia matricial en el área rural / Saúde mental na atenção básica: experiência de matriciamento na área rural

Santos, Lucas Cardoso dos; Domingos, Thiago da Silva; Braga, Eliana Mara; Spiri, Wilza Carla.
Rev. bras. enferm ; 73(1): e20180236, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1057732
RESUMO

Objetivo:

relatar o desenvolvimento de ações de Saúde Mental compartilhadas entre a Estratégia Saúde da Família alocada em uma área rural e o Núcleo de Apoio Matricial, evidenciando as interlocuções decorrentes dessa configuração singular.

Método:

relato de experiência acerca da implantação das ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família no cuidado de saúde mental para uma população de área rural.

Resultados:

foram identificadas as necessidades de saúde consumo de psicofármacos, escassez de atividades para o cuidado coletivo e dificuldade de acesso ao serviço. Conforme as atitudes educacionais foram implementadas, a ampliação das ações e o envolvimento dos atores com a intersetorialidade ficaram evidentes. Considerações Finais a articulação entre os trabalhadores da saúde da família, do apoio matricial e da comunidade foi central para a efetivação do cuidado em saúde mental alinhado ao modo psicossocial.
Biblioteca responsável: BR21.1