Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assessment of components of crack users' attention network / Evaluación de componentes de la red para atención de los usuarios de crack / Avaliação de componentes da rede para o atendimento a usuários de crack

Pinho, Leandro Barbosa de; Wetzel, Christine; Schneider, Jacó Fernando; Olschowsky, Agnes; Camatta, Marcio Wagner; Kohlrausch, Eglê Rejane; Nasi, Cintia; Eslabão, Adriane Domingues; Santos, Elitiele Ortiz dos.
Rev. bras. enferm ; 73(1): e20170835, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1057772
RESUMO

Objetivo:

Avaliar componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no cuidado ao usuário de crack em um município do Rio Grande do Sul.

Método:

Estudo qualitativo, baseado na Avaliação de Quarta Geração. A coleta de dados ocorreu em 2014, através de observação participante e entrevistas, com base no Círculo Hermenêutico-Dialético. Participaram dez usuários, onze familiares, sete gestores e oito trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial. O Método Comparativo Constante foi adotado para a análise dos dados.

Resultados:

Foram identificadas dificuldades na articulação em rede com o hospital geral devido ao preconceito e falta de estrutura da equipe. A dependência do SAMU na Brigada Militar para realizar atendimentos aponta uma fragilidade da rede. Há consenso sobre a necessidade de repensar o modo como as fazendas terapêuticas operam na rede.

Conclusão:

A RAPS está em implementação e sua efetivação depende do envolvimento dos profissionais e gestores, e do controle social de usuários e familiares.
Biblioteca responsável: BR1.1