Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Disturbed sleep pattern (000198): content analysis in patients with acute coronary syndrome / Patrón de sueño perjudicado (000198): análisis de contenido en pacientes internados con síndrome coronario agudo / Padrão de sono prejudicado (000198): análise de conteúdo em pacientes internados com síndrome coronariana aguda

Manzoli, Juliana Prado Biani; Montanari, Fábio Luis; Carvalho, Luciana Aparecida Costa; Ferreira, Raisa Camilo; Ribeiro, Elaine; Duran, Erika Christiane Marocco.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180345, Jan.-Dec. 2020. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1059130
RESUMO

Objetivo:

analisar o conteúdo das características definidoras do Diagnóstico de Enfermagem Padrão de Sono Prejudicado (00198) em pacientes com Síndrome Coronariana Aguda.

Método:

análise de conteúdo realizada por especialistas que atingiram pontuação igual ou maior a cinco, de acordo com critérios estabelecidos experiência clínica, no ensino e/ou pesquisa; participação em grupos de pesquisa; doutorado; mestrado; especialização e/ou residência em cardiologia e/ou sono e/ou classificações de enfermagem. Oito características definidoras foram avaliadas quanto a sua relação com a população, relevância, clareza e precisão. Realizou-se estatística descritiva para caracterização da amostra, teste estatístico binomial para estabelecer se há concordância entre os especialistas e qui-quadrado e exato de Fisher para estabelecer associações entre os itens avaliados e variáveis dos especialistas.

Resultados:

54 especialistas participaram do estudo. As características definidoras validadas pelos especialistas foram insatisfação com o sono, não se sentir descansado, privação do sono, alteração do padrão de sono, despertar não intencional, dificuldade para iniciar o sono e sonolência diurna. Houve associação estatística significativa entre itens avaliados e as variáveis tempo de formação, tempo de atuação e pontuação.

Conclusão:

sete das oito características definidoras foram consideradas válidas após aplicação de teste binomial. O presente estudo contribuirá para o refinamento do Diagnóstico de Enfermagem Padrão de Sono Prejudicado (000198) e poderá possibilitar a melhoria da qualidade do atendimento de pacientes internados com Síndrome Coronariana Aguda no que tange a alterações do padrão de sono. A etapa de análise de conteúdo subsidiará a próxima etapa do processo de validação do presente diagnóstico, a validação clínica.
Biblioteca responsável: BR17.1