Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Professional-family communication in a children's psychosocial care center: practicalities and difficulties / Comunicación entre profesionales y familiares en un centro de atención psicosocial infanto-juvenil: facilidades y dificultades / Comunicação profissional-família em um centro de atenção psicossocial infantojuvenil: facilidades e dificuldades

Kappel, Verônica Borges; Goulart, Bethania Ferreira; Pereira, Andrea Ruzzi; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Iwamoto, Helena Hemiko; Barbosa, Maria Helena.
Texto & contexto enferm ; 29: e20190025, Jan.-Dec. 2020.
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1059133
RESUMO

Objetivo:

analisar as percepções dos familiares de usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil, em relação aos fatores facilitadores e dificultadores da comunicação com os profissionais de saúde.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, realizado com 25 familiares de usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil, em um município de Minas Gerais (Brasil). A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril a julho de 2017, por meio de grupos focais, aplicando-se roteiro semiestruturado para desenvolvimento das sessões grupais. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados:

da análise emergiram duas categorias Relação profissional-família e Sugestões para potencializar a comunicação, as quais abrangeram facilidades e dificuldades na comunicação. Os dados evidenciaram que a relação profissional-família diz respeito às ações positivas dos profissionais que facilitam a comunicação, e às ações negativas atuação distante, pouco humanizado, com escassez de orientação. As sugestões para potencializar a comunicação foram direcionadas às intervenções focadas na família e na dinâmica e organização do serviço.

Conclusão:

evidencia-se a necessidade de aproximação entre gerência, equipe de profissionais e familiares; o que pode contribuir para melhoria do cuidado em saúde e para a construção de relações mais solidárias e dialógicas.
Biblioteca responsável: BR17.1