Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Care to incarcertaed people with HIV/AIDS: literature review / Atención de las personas con VIH/SIDA en la cárcel: revisión de la literatura / Assistência às pessoas com HIV/aids no cárcere: revisão da literatura

Bossonario, Pedro Augusto; Saita, Nanci Michele; Andrade, Rubia Laine de Paula; Santos, Glauber Palha dos; Nemes, Maria Inês Battistella; Monroe, Aline Aparecida.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180324, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1059146
RESUMO

Objetivo:

descrever a assistência em saúde prestada às pessoas vivendo com HIV/aids no sistema penitenciário.

Método:

trata-se de uma revisão narrativa da literatura que considerou publicações entre os anos de 2012 a 2017. O levantamento bibliográfico foi realizado com a utilização de descritores controlados e palavras chaves nas bases de dados LILACS, PubMed, Embase, Cinahl e Scopus.

Resultado:

foram recuperados 215 estudos que passaram por três etapas de seleção, dos quais se incluiu nove. Estes foram agrupados de acordo com os eixos prevenção do HIV, testagem e diagnóstico do HIV, tratamento para o HIV e articulação entre Serviços de Saúde na abordagem ao HIV.

Conclusão:

as unidades penitenciárias têm capacidade de oferecer assistência em saúde de qualidade às pessoas privadas de liberdade que vivem com HIV, por meio de ações de promoção à saúde e prevenção do vírus HIV, bem como do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento.
Biblioteca responsável: BR17.1