Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida de mulheres que convivem com o HIV/AIDS / Quality of life of women living with HIV / AIDS / Calidad de vida de las mujeres que viven con VIH / SIDA

Santos, Michel Douglas Gomes dos; Souza, Ítala Franciele Cácia de; Melo, Sâmia Nunes de; Rego, Nadson Brasil dos Santos do; Silva, Josielson Costa da.
CuidArte, Enferm ; 13(2): 186-194, dez.2019.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1087679

Introdução:

Diagnosticadas com AIDS, mulheres geralmente enfrentam obstáculos pessoais, familiares e sociais, podendo prejudicar a rede de apoio familiar, sofrer discriminação como abandono, isolamento, depressão e até mesmo ideações suicidas.

Objetivos:

Apresentar dados da literatura científica sobre o contexto assistencial da enfermagem para a promoção da qualidade de vida de mulheres que convivem com o HIV/AIDS; relatar problemas enfrentados pelas mulheres no processo de descoberta e convívio com a infecção pelo HIV e identificar as ações do enfermeiro junto à promoção do cuidado para com estas mulheres. Material e

Método:

Estudo de revisão integrativa, qualitativo, realizada em bases de dados SciELO, Bireme/BVS e Medline, com base em artigos publicados no período de 2011 a 2017.

Resultados:

A amostra incluiu 11 artigos, os quais foram divididos nas categorias Problemas enfrentados pelas mulheres no processo de descoberta do HIV/AIDS (40%); Aspectos que interferem na qualidade de vida das mulheres portadoras do HIV/AIDS (40%) e Atuação do enfermeiro para promoção da qualidade de vida de mulheres portadoras do HIV/AIDS (20%). A contaminação pelo vírus é preocupante em mulheres devido a não proteção nas relações sexuais, especialmente quando têm um único parceiro. Fundamentais o conhecimento, o acolhimento e o acompanhamento individualizado, pois contribuem para uma melhor qualidade de vida desde o diagnóstico, a aceitação da doença e a adesão ao tratamento.

Conclusão:

A qualidade de vida tem relação direta com a aceitação, a adesão ao tratamento e os cuidados pessoais em mulheres que convivem com o HIV/AIDS. O enfermeiro pode, por meio do cuidado assistencial, contribuir para o bem-estar das pacientes ao minimizar danos biopsicossociais desde a descoberta, aceitação do diagnóstico e período de tratamento.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2