Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transformational leadership: journal club for emergency and intensive care nurse managers / Liderazgo transformacional: club de lectura para enfermeros gerentes de urgencia y emergência / Liderança transformacional: clube de leitura para enfermeiros gerentes de urgência e emergência

Pereira, Maria Valéria; Spiri, Wilza Carla; Spagnuolo, Regina Stella; Juliani, Carmen Maria Casquel Monti.
Rev. bras. enferm ; 73(3): e20180504, 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1092577
RESUMO

Objetivos:

compreender o significado de liderança transformacional e desenvolver uma intervenção educativa sobre liderança.

Métodos:

análise de conteúdo e pesquisa-ação para a construção coletiva de uma intervenção educativa sobre a prática gerencial e sua interface com a liderança transformacional. O cenário foi a rede de urgência e emergência e participaram nove enfermeiros gerentes. A coleta de dados foi por meio de entrevistas áudio gravadas e individualizadas e pela estratégia do clube de leitura.

Resultados:

os temas desvelados foram fatores relacionados à equipe, aos processos de liderança e ao líder. Revelou-se dificuldades no processo decisório e no planejamento; o líder necessita trabalhar em equipe e com dimensionamento de pessoal adequado. O clube de leitura e a matriz de planejamento utilizada proporcionaram a práxis. Considerações Finais a reflexão e instrumentalização para o desenvolvimento de liderança transformacional foi fundamental para a prática dos gerentes solidificando o processo decisório no gerenciamento do serviço.
Biblioteca responsável: BR1.1