Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Leadership in the perspective of Family Health Strategy nurses / El liderazgo en la perspectiva de enfermeros de la Estrategia de Salud de la Familia / A liderança na perspectiva de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Departamento de EnfermagemOliveira, Cristiane de; Departamento de EnfermagemSantos, Lucas Cardoso dos; Andrade, Juliane de; Departamento de EnfermagemDomingos, Thiago da Silva; Departamento de EnfermagemSpiri, Wilza Carla.
Rev. gaúch. enferm ; 41: e20190106, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1093862
RESUMO

Objetivo:

Compreender a percepção da liderança no processo de trabalho e promover sua discussão no âmbito da Estratégia Saúde da Família.

Método:

Pesquisa de abordagem qualitativa guiada pelo referencial da pesquisa-ação, com participação de 15 enfermeiros no interior de São Paulo. Os dados foram coletados no ano de 2015 em duas etapas interdependentes, entrevistas e intervenção-ação, e processados pelo referencial metodológico da análise de conteúdo e do arcabouço teórico acerca do gerenciamento em enfermagem.

Resultados:

Os enfermeiros apresentaram suas concepções de liderança e os desafios inerentes à prática formação para liderança, sobreposição da assistência e gerência, e cobranças advindas da gestão. Com a discussão de problemáticas comuns e aprendizagem entre pares construiu-se uma concepção de liderança transformacional. Considerações Finais Os estilos comum e comportamental influenciam a concepção de liderança, mobilizando as atitudes dos enfermeiros no processo de trabalho, o que indica a necessidade de investimento na formação dos profissionais e dos serviços nessa temática.
Biblioteca responsável: BR1.1