Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Spiritual care performed in a drug user clinic / El cuidado espiritual realizado en una unidad de internación en adición / O cuidado espiritual realizado em uma unidade de internação em adição

Oliveira, Charlise Pasuch de; Calixto, Alessandra Mendes; Disconzi, Mitieli Vizcaychipi; Pinho, Leandro Barbosa de; Camatta, Marcio Wagner.
Rev. gaúch. enferm ; 41(spe): e20190121, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1093866
RESUMO

Objetivo:

Conhecer as práticas de cuidado espiritual de trabalhadores de saúde no contexto de uma unidade de internação para o tratamento de transtornos aditivos, visando incorporar uma prática assistencial ampliada.

Método:

Estudo qualitativo com referencial metodológico da Pesquisa Convergente Assistencial. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, três rodadas de conversas e conversas informais com 14 trabalhadores de saúde em uma unidade de internação em adição de julho a novembro de 2017. A análise das informações seguiu as etapas apreensão, síntese, teorização e transferência.

Resultados:

Emergiram quatro categorias evocação dos valores éticos dos trabalhadores; respeito às crenças e valores do usuário; encontro trabalhador de saúde-usuário e cuidado espiritual em grupo. As principais ações destacadas foram individuais (relaxamento e oração) e coletivas (meditação, espiritualidade e 12 passos).

Conclusão:

As rodadas de conversas, realizadas nesta pesquisa, permitiram aos trabalhadores conversarem sobre o cuidado espiritual na adição, compreendendo melhor a sua relevância assistencial para atender às necessidades do paciente.
Biblioteca responsável: BR1.1