Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mais Médicos (More Doctors) program: narratives, changes and limits / Programa Mais Médicos: narrativas, cambios y límites / Programa Mais Médicos: narrativas, mudanças e limites

Miranda, Priscylla de Oliveira; Cruz, Ana Cassia Martins Ribeiro; Pacheco, Marcos Antônio Barbosa; Dias, Rosane da Silva; Loyola, Cristina Maria Douat.
Texto & contexto enferm ; 29: e2018068, Jan.-Dec. 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1094543
RESUMO

Objetivo:

analisar a narrativa de usuários sobre a assistência recebida pelos profissionais do Programa Mais Médicos.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, de natureza compreensiva, realizada no período de agosto a dezembro de 2015. Foram realizadas 16 entrevistas em quatro Unidades Básicas de Saúde que contrataram médicos que se expressavam no idioma espanhol. Foi realizada observação sistemática com 30 horas de registro, e os depoentes responderam a um questionário sócio demográfico e a uma entrevista semiestruturada. A análise obedeceu à triangulação dos dados da observação participante, das entrevistas e do referencial teórico, utilizando-se a análise temática à luz da hermenêutica dialética. Foram elaboradas três categorias operacionais Qualidade e acolhimento na consulta, Comunicação médico-paciente e Médico estrangeiro.

Resultados:

os entrevistados afirmaram que marcar uma consulta médica, diferente de antes, tornou-se possível e menos demorado com a chegada dos novos médicos. Os entrevistados mostraram-se satisfeitos com o atendimento médico recebido, realçando a qualidade na assistência.

Conclusão:

o acolhimento médico recebido na consulta, e as medicações prescritas, parecem ter um peso maior para a percepção da qualidade da consulta, e serem mais importantes para os usuários do que a compreensão do idioma estrangeiro e da linguagem do médico. A baixa competência estrutural e operacional da Atenção Básica permanece como limite para o Programa Mais Médicos.
Biblioteca responsável: BR17.1