Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de Covid-19: o que esperar no Brasil? / Epidemiology, public policies and Covid-19 pandemics in Brazil: what can we expect? / Epidemiologia, políticas públicas y lapandémia de Covid-19 en Brasil: que podemos esperar?

Rafaell, Ricardo de Mattos Russo; Neto, Mercedes; Carvalho, Marina Maria Baltazar de; David, Helena Maria Scherlowski Leal; Acioli, Sonia; Faria, Magda Guimarães de Araujo.
Rev. enferm. UERJ ; 28: 49570, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1094832

Objetivo:

discutir as experiências e contradições no controle da pandemia de Covid-19 sob a perspectiva da epidemiologia e das políticas públicas brasileiras. Conteúdo o debate apresentado divide-se em duas seções a primeira traça a reflexão dos parâmetros epidemiológicos sobre a curva epidêmica do SARS-CoV-2, bem como as experiências internacionais para o controle deste fenômeno. A segunda, ancorada nas políticas públicas brasileiras, apresenta uma análise comparada das experiências nacionais e internacionais, discutindo os potenciais reflexos sobre a pandemia, considerando algumas especificidades sociais.

Conclusão:

frente à impossibilidade de redução de pessoas susceptíveis por meio de estratégias vacinais, a redução da velocidade da curva epidêmica precisa ocorrer por meio de ações de isolamento físico social. Ademais, a construção de políticas públicas que visem a proteção ao trabalhador e a ampliação do investimento no setor saúde são medidas urgentes.
Biblioteca responsável: BR21.2