Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da dor do recém-nascido pela equipe de enfermagem: scoping review / Avaliação da dor do recém-nascido pela equipe de enfermagem: scoping review / Evaluación del dolor del recién nacido por el equipo de enfermado: scoping review

Damaceno, Adalvane Nobres; Assumpção, Priscila Kurz; Belmonte, Graciele Pozzobon da Silva.
Rev. enferm. atenção saúde ; 8(2): 135-149, ago.-dez. 2019. fig, tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF | ID: biblio-1095099

Objetivo:

identificar as ações da equipe enfermagem na avaliação e manejo da dor no recém-nascido.

Método:

Trata-se de uma Scoping review, realizada em agosto de 2016, mediante busca nas bases de dados Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados da Enfermagem. Foram selecionados oito artigos que atenderam aos critérios de inclusão.

Resultados:

Identificaram-se estudos transversais, exploratórios qualitativos e quantitativos. Os resultados evidenciaram duas categorias, sendo elas "A percepção dos profissionais de enfermagem frente ao conhecimento da dor neonatal, os meios de avaliação e a utilização de escalas de dor" a qual foi possível comprovar que os profissionais de enfermagem reconhecem que os recém-nascidos são capazes de sentir dor, as formas de avaliar por meio de aspectos comportamentais e fisiológicos e a existência de escalas para medir dor. Como segunda categoria "Medidas não farmacológicas utilizadas no manejo da dor neonatal" que contemplam a prescrição de fármacos e conduta de manuseio/posicionamento.

Conclusão:

Conclui-se que ainda há uma grande distância entre o conhecimento teórico, o uso de escalas e a conduta prática dos profissionais em relação à avaliação e manejo da dor neonatal (AU)
Biblioteca responsável: BR394.1
Localização: BR394.1