Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Oxicodona para analgesia de pacientes com dor aguda no período pós-operatório: revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados / Oxycodone for postoperative analgesia in patients with acute pain: systematic review of randomized controlled trials / Oxicodona para la analgesia postoperatoria en pacientes con dolor agudo: revisión sistemática de ensayos controlados aleatorios

Dias, Flávia Camila; Rodrigues, Meline Rossetto Kron; Santos, Adriano dos; Stelzer, Lucilena Bardella; Lima, Silvana Andréa Molina.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(260): 3543-3553, jan.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1095563

Objetivo:

avaliar o uso da oxicodona em pacientes com dor aguda no período pós-operatório em comparação aos outros opioides.

Método:

Trata-se de uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados (ECR's). Foram consultadas as bases de dados PubMed, EMBASE, Cochrane e LILACS até setembro de 2018. Revisores rastrearam ECR's elegíveis; extraíram os dados e avaliaram o risco de viés. Houve análise de conteúdo descritiva dos achados.

Resultados:

Em 8 ERC's incluídos a ação da oxicodona comparada morfina foi considerada superior em três estudos e igual em dois estudos. A oxicodona comparada ao fentanil foi considerada melhor em dois estudos. Na comparação com o placebo, a oxicodona também se sobressaiu positivamente. Entretanto não foram encontradas evidências robustas e convergentes que indiquem a superioridade da oxicodona.

Conclusão:

A oxicodona é um analgésico eficaz na dor pós-operatória aguda, entretanto, mais estudos devem ser realizados bem como a realização de avaliações econômicas.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2