Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos da laserterapia de baixa intensidade na cicatrização de úlceras nos pés em pessoas com diabetes mellitus / Effects of low-level laser therapy on the healing of foot ulcers in people with diabetes mellitus

Brandão, Maria Girlane Sousa Albuquerque; Ximenes, Maria Aline Moreira; Ramalho, Aline de Oliveira; Veras, Vivian Saraiva; Barros, Lívia Moreira; de Araújo, Thiago Moura.
Estima (Online) ; 18(1)jan.-dez. 2020. ilus
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1096464

Objetivo:

Identificar os efeitos da laserterapia de baixa intensidade na cicatrização do pé diabético.

Método:

Revisão sistemática nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO, CINAHL, Cochrane, Web of Science e Scopus, em que foram identificados 73 artigos, dos quais seis foram incluídos na amostra final, após verificação dos critérios de elegibilidade.

Resultados:

Os artigos apontaram como efeitos da laserterapia a efetividade na progressão do processo de reparo tecidual do pé diabético, alívio da dor, ação antiinflamatória, aumento da perfusão tecidual da lesão e melhora da resposta vascular e do sistema nervoso.

Conclusão:

O laser é uma terapia adjuvante que pode acelerar o processo de cicatrização da lesão, diminuir a dor, melhorar a neovascularização e, assim, minimizar o risco de complicações, como amputação do membro inferior e melhora da qualidade de vida de pessoas com diabetes e integridade da pele prejudicada.
Biblioteca responsável: BR1980