Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diretrizes de Enfermagem na Assistência Pré-hospitalar para Urgências/Emergências Cardiovasculares / Guidelines for nursing in prehospital care for cardiovascular emergencies

Alves, Thiago Enggle de Araújo; Vieira, Alcivan Nunes; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Brilhante, Clara Katiene Costa Santos; Oliveira, Carmem Josaura Lima de; Dantas, Sarah Glícia Medeiros.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(5): 173-178, 20190000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1097704

Objetivo:

elaborar diretrizes para o cuidado clínico de enfermagem na assistência pré hospitalar em urgências e emergências cardiovasculares no paciente adulto.

Metodologia:

revisão integrativa da literatura, validação teórica, de constructo e do instrumento; neste artigo será apresentada a etapa de validação teórica realizada por juízes técnicos e de conteúdo.

Resultados:

obteve-se CCI acima de 0,75 assegurando a pertinência teórica, consistência, clareza, objetividade, vocabulário e aplicabilidade clínica.

Resultados:

obteve-se um diretriz organizada nos tópicos avaliação das condições segurança da cena e anamnese; exame físico e condutas terapêuticas de enfermagem no APH em urgências e emergências cardiovasculares no paciente adulto. As intervenções estão direcionadas para as situações primeiro atendimento às urgências e emergências clínicas em ambiente pré-hospitalar ou em transferências inter-hospitalares.

Conclusões:

constitui-se uma estratégia que pode qualificar suas intervenções junto às urgências e emergências cardiovasculares. As diretrizes elaboradas surgem como instrumento capaz de qualificar a assistência de enfermagem no APH. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2