Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of care transition and its association with hospital readmission / Calidad de la transición del cuidado y su asociación con la readmisión hospitalaria / Qualidade da transição do cuidado e sua associação com a readmissão hospitalar

Weber, Luciana Andressa Feil; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Acosta, Aline Marques.
Aquichan ; 19(4): e1945, July-Dec. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1098042
RESUMO

Objetivo:

avaliar a qualidade da transição do cuidado de pacientes com doenças crônicas e verificar sua associação com a readmissão hospitalar em até 30 dias após a alta.

Método:

estudo epidemiológico transversal com 210 pacientes com doenças crônicas que tiveram alta de um hospital no Sul do Brasil. Utilizou-se o instrumento Care Transition Measure-15, por meio de contato telefônico e, para identificar as readmissões em até 30 dias, consultou-se o sistema de gestão hospitalar. Foram realizados testes t-Student, análise de variância e correlação não paramétrica de Pearson ou Spearman.

Resultados:

a pontuação do CTM-15 foi de 74,7 (± 17,1). Não foi encontrada associação significativa entre a qualidade da transição do cuidado e a readmissão hospitalar. Foram readmitidos 12,3 % pacientes, sendo 46,2 % das readmissões no serviço de emergência.

Conclusões:

a qualidade da transição do cuidado de doentes crônicos de unidades de internação clínica para o domicílio apresentou um escore satisfatório. Entretanto, não foi verificada associação entre a qualidade da transição do cuidado e a readmissão hospitalar em até 30 dias após a alta.
Biblioteca responsável: CO243.1