Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Team-Based Learning: a randomized clinical trial in undergraduate nursing / Aprendizaje Basado en Equipos: un ensayo clínico randomizado en la graduación en enfermería / Aprendizagem baseada em equipes: um ensaio clínico randomizado na graduação em enfermagem

Sakamoto, Sabrina Ramires; Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz; Abbade, Luciana Patrícia Fernandes; Caldeira, Silvia Maria; Fusco, Suzimar de Fátima Benato; Avila, Marla Andréia Garcia de.
Rev. bras. enferm ; 73(2): e20180621, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1098762
RESUMO

Objetivos:

Comparar a apreensão do conhecimento em segurança cirúrgica pela metodologia da aprendizagem baseada em equipes e aula expositiva dialogada para alunos de graduação em enfermagem e avaliar a satisfação do aprendizado na aprendizagem baseada em equipes.

Métodos:

Ensaio clínico randomizado, controlado, paralelo, com dois braços, sem cegamento, desenvolvido em uma universidade pública paulista. Os grupos foram compostos por 14 alunos para aprendizagem baseada em equipes e 11 alunos para aula expositiva dialogada.

Resultados:

A apreensão de conhecimento dos alunos do grupo aprendizagem baseada em equipes foi significativamente maior em comparação com o grupo controle (p<0,002) considerados os resultados do pré-teste. Após os 30 dias, não houve diferença significativa entre os grupos. A experiência com a metodologia foi considerada positiva entre os alunos.

Conclusões:

A aprendizagem baseada em equipes é uma importante ferramenta pedagógica disponível e mostra-se eficaz no processo de ensino-aprendizagem tendo o aluno como seu protagonista.
Biblioteca responsável: BR1.1