Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Authentic leadership among nursing professionals: knowledge and profile / Liderazgo auténtico entre profesionales de enfermería: conocimiento y perfil / Liderança autêntica entre profissionais de enfermagem: conhecimento e perfil

Mondini, Cleide Carolina da Silva Demoro; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Trettene, Armando dos Santos; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello; Bachega, Maria Irene; Cintra, Flávia Maria Ravagnani.
Rev. bras. enferm ; 73(4): e20180888, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1098817
RESUMO

Objetivos:

identificar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre modelos de liderança e avaliar o perfil de liderança autêntica entre eles.

Métodos:

estudo analítico, realizado entre agosto e dezembro de 2015, que envolveu 84 profissionais de enfermagem atuantes em um hospital público e terciário. Utilizaram-se dois instrumentos Questionário Sociodemográfico com questões sobre liderança e o Authentic Leadership Questionnaire.

Resultados:

tanto enfermeiros quanto técnicos de enfermagem desconheciam a liderança autêntica. Ambos apontaram a comunicação, o planejamento e a organização como competências do líder (n = 58, 95%). Referente ao perfil de liderança autêntica, observou-se que o escore foi "alto" entre enfermeiros e "baixo" entre os técnicos. Exercer cargo de liderança e atualizar-se influenciou positivamente o maior perfil de liderança autêntica.

Conclusões:

os enfermeiros demonstraram conhecer a liderança comportamental, enquanto os técnicos de enfermagem mostraram conhecimento sobre a liderança situacional. Os enfermeiros apresentaram escore alto de comportamentos de liderança autêntica, ao passo que os técnicos de enfermagem apresentaram escore baixo, contudo, não se evidenciou diferença significante entre eles. Exercer cargo de liderança e atualizar-se influenciou positivamente o comportamento de liderança autêntica.
Biblioteca responsável: BR21.1