Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de enfermagem para prevenção de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos / Nursing strategies for pressure injury prevention in surgical patients

Bezerra, Sandra Marina Gonçalves; Brito, Jessyca Fernanda Pereira; Lira, Jefferson Abraão Caetano; Barbosa, Nanielle Silva; Carvalho, Kauan Gustavo de; Sousa, Luana Silva de.
Estima (Online) ; 18(1): e1020, jan.-dez. 2020.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1100027

Objetivo:

Identificar na literatura as estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem para prevenção de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos.

Métodos:

Revisão integrativa, utilizando a estratégia PICo, tendo como questão norteadora "quais as estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem para prevenção de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos?" As buscas foram realizadas nas bases de dados Web of Science, MEDLINE via PubMed, CINAHL, Cochrane, Scopus e no índice bibliográfico LILACS via BVS, sendo analisados 12 estudos.

Resultados:

O Brasil se destacou com quatro publicações e os estudos de coorte, com nível de evidência IV, prevaleceram em seis artigos. As intervenções tecnológicas para prevenção de lesão por pressão no centro cirúrgico foram colchões para distribuição de pressão, dispositivo para redução de pressão no calcâneo, instrumentos validados específicos para a classificação do risco de lesão por pressão em pacientes cirúrgicos, além de superfícies de apoio contendo polímero viscoelástico e outros utensílios para alívio da pressão decorrente do peso e de dispositivos médicos. Com relação às intervenções educativas, destacaram-se os protocolos, os treinamentos e a simulação realística.

Conclusão:

Observou-se que essas estratégias reduziram a incidência de lesão por pressão, além de diminuírem os custos e garantirem a satisfação dos pacientes.
Biblioteca responsável: BR1980