Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Preventing vertical HIV virus transmission: hospital care assessment / Prevención de la transmisión vertical del virus del VIH: evaluación de la asistencia hospitalaria / Prevenção da transmissão vertical do vírus HIV: avaliação da assistência hospitalar

Holzmann, Ana Paula Ferreira; Silva, Carla Silvana de Oliveira e; Soares, Janer Aparecida Silveira; Vogt, Sibylle Emilie; Alves, Carolina dos Reis; Taminato, Mônica; Barbosa, Dulce Aparecida.
Rev. bras. enferm ; 73(3): e20190491, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1101489
RESUMO

Objetivos:

avaliar a implementação das ações de prevenção da transmissão vertical do HIV.

Métodos:

estudo de coorte retrospectivo, realizado em duas maternidades de Montes Claros, Minas Gerais. Foram incluídas todas as mulheres admitidas para o parto com diagnóstico de HIV e seus respectivos recém-nascidos, nos anos de 2014 a 2017. Os dados foram coletados de prontuários e analisados de forma descritiva.

Resultados:

a população foi composta por 46 pares de mães e recém-nascidos. O manejo foi considerado inadequado em 30 casos de parturientes/puérperas (65,2 %) e em 14 casos de recém-nascidos (30,4%). Os principais motivos para a inadequação do manejo materno foram ausência da inibição farmacológica da lactação (53,3%) e do aconselhamento/consentimento na realização do exame anti-HIV (43,3%). Para os recém-nascidos, início tardio da primeira dose daZidovudina (50,0%) e não prescrição da Nevirapina (28,6%).

Conclusões:

oportunidades importantes de prevenção foram perdidas, apontando para a necessidade de melhoria da assistência.
Biblioteca responsável: BR1.1