Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Workplace violence types in family health, offenders, reactions, and problems experienced / Tipos de violencia en trabajos de salud familiar, agresores, reacciones y problemas experimentados / Tipos de violência no trabalho em saúde da família, agressores, reações e problemas vivenciados

Sturbelle, Isabel Cristina Saboia; Pai, Daiane Dal; Tavares, Juliana Petri; Trindade, Letícia de Lima; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Matos, Vittória Zarpelão de.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.1): e20190055, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1101550
RESUMO

Objetivo:

identificar os tipos de violência que acometem a equipe de saúde em unidades de Saúde da Família, seus agressores, as reações e os problemas vivenciados pelos trabalhadores.

Método:

pesquisa transversal, de abordagem mista do tipo concomitante. Aplicou-se o Survey Questionnaire Workplace Violence in the Health Sector em 106 trabalhadores de Unidades de Saúde da Família. Desses, 18 responderam a entrevista semiestruturada.

Resultados:

foram prevalentes agressões verbais (65,1%), assédio moral (14,2%), discriminação racial (10,4%), violência física (8,5%) e assédio sexual (4,7%). Os pacientes foram os principais perpetradores das agressões verbais (79,4%) e da chefia do assédio moral (46,7%). Os trabalhadores reagiram contando para colegas e relatando ao chefe. As vítimas permaneceram superalertas, vigilantes e tensas, relacionando a exposição à violência ao absenteísmo e ao desejo de abandonar a profissão.

Conclusão:

a agressão verbal é a violência mais comum, com impacto negativo sobre a saúde dos trabalhadores e o trabalho desenvolvido.
Biblioteca responsável: BR21.1