Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effects of dry and traditional bed bathing on respiratory parameters: a randomized pilot study / Efeitos do banho no leito a seco e tradicional sobre parâmetros respiratórios: estudo piloto randomizado / Efectos del baño en la cama a seco y tradicional sobre parámetros respiratorios: estudio piloto aleatorizado

Toledo, Luana Vieira; Salgado, Patrícia de Oliveira; Souza, Cristiane Chaves de; Brinati, Lídia Miranda; Januário, Carla de Fátima; Ercole, Flávia Falci.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3264, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1101735

Objetivo:

comparar o tempo de execução do banho no leito a seco e do tradicional, e os seus efeitos sobre a saturação transcutânea de oxigênio arterial e a frequência respiratória em pacientes críticos adultos.

Método:

estudo piloto de um ensaio clínico randomizado crossover, aberto, realizado com 15 pacientes críticos adultos. Cada paciente recebeu o banho no leito a seco e o tradicional. Utilizou-se a análise de variância com medidas repetidas, adotando-se o valor p≤0,05.

Resultados:

a maioria dos pacientes era do sexo masculino (73,3%), brancos (66,7%), com média de idade de 69,7 anos. O banho a seco foi mais rápido (20,0 minutos) que o tradicional (30,0 minutos) (p<0,001). Não houve diferença significativa entre as médias de saturação dos pacientes entre os banhos (p=0,381), sendo 94,7% no banho a seco e 95,2% no tradicional. Durante o banho tradicional, a média da frequência respiratória dos pacientes foi maior (24,2 incursões por minuto) e estatisticamente diferente (p<0,001) do valor obtido no banho a seco (20,5 incursões por minuto).

Conclusão:

o banho a seco teve uma duração menor que o tradicional, resultando em uma menor exposição dos pacientes. O tradicional banho no leito gerou efeito negativo sobre a frequência respiratória dos pacientes, elevando-a. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) RBR-5qwkqd
Biblioteca responsável: BR26.1