Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualitative research training to nursing teaching personnel: achievements and challenges / Capacitação de professores de enfermagem em pesquisa qualitativa: conquistas e desafios / Capacitación de docentes de enfermería en investigación cualitativa: logros y desafios

Bertolotto, Fernando; Díaz-Medina, Blanca Alejandra.
Texto & contexto enferm ; 29: e20190198, Jan.-Dec. 2020. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1101985
RESUMO

Objetivo:

descrever o relato de uma experiência sobre a proposta, o processo e os resultados de um programa de formação em pesquisa qualitativa, dirigido a professores de enfermagem, baseado no modelo pedagógico construtivista.

Método:

de 3 de novembro de 2016 a 12 de outubro de 2017entre 3/11/2016 e 12/10/2017 implementamos um curso, em uma faculdade de enfermagem no Uruguai, do qual participaram de forma voluntária 39 professores. O relato da experiência que apresentamos é baseado na avaliação do curso, que foi feito por meio da observação participante, questionários e uma sessão de diálogo com os alunos, na qual se discutiram os resultados do curso.

Resultados:

a implementação do curso permitiu alcançar conquistas e vislumbrar desafios. Destaca-se o interesse dos gerentes e participantes no tema, contando com nove projetos de pesquisa, um repositório com material bibliográfico, vídeos e gravações, além da mobilização de recursos financeiros. Os desafios foram estruturais e organizacionais; dentre eles, o pouco tempo das participantes para pesquisar ou trabalhar em equipe, dificuldades para adotar uma perspectiva crítica e problemas com os sistemas de comunicação.

Conclusão:

este trabalho visa a preencher uma lacuna existente sobre o ensino da pesquisa qualitativa, convidando a repensar iniciativas tendentes à formação do pessoal da saúde nos países da região, principalmente desde modelos construtivistas e participativos.
Biblioteca responsável: BR17.1