Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aplicação da teoria de Orem no âmbito das feridas: uma revisão integrativa / Application of Orem's theory on wounds: an integrative review

Melo, Larissa Houly de Almeida; Bernardo, Thaís Honório Lins; Macedo, Jane Keyla Souza dos Santos; Francisco, Leilane Camila Ferreira de Lima; Barros, Alice Correia.
Estima (Online) ; 18(1): e0920, jan.-dez. 2020.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1102131

Objetivos:

Caracterizar a produção científica sobre a aplicação da teoria do autocuidado no âmbito das feridas.

Método:

Revisão integrativa da literatura com os artigos disponíveis na íntegra que evidenciem a temática. Foram utilizados os seguintes recursos informacionais BVS, CINAHL, Scopus, Cochrane, PubMed e SciELO. Foram elencados os seguintes descritores Autocuidado, Teoria de enfermagem, Ferida e Úlcera, em suas versões em inglês e português. A amostra final constou de 10 publicações. Os dados foram coletados utilizando um instrumento validado. A avaliação e a síntese dos dados foram produzidas através de descrição e avaliações estatísticas simples.

Resultados:

Os estudos analisados foram desenvolvidos em quatro países, o idioma inglês predominou e as publicações tiveram início em 2004. A teoria foi aplicada na sistematização da assistência de enfermagem como estratégia de ensino para o autocuidado e como referencial teórico. Os artigos relacionaram a teoria com pé diabético, úlcera venosa, úlceras de perna/ membros inferiores (sem especificar o tipo), queimaduras e lesão por pressão.

Conclusão:

A teoria de Orem foi aplicada a uma diversidade de sujeitos e contextos, sua aplicabilidade no âmbito das feridas é algo concreto, independentemente do tipo de lesão.
Biblioteca responsável: BR1980