Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização de pacientes com lesões de pele hospitalizados em unidades de internação clínico-cirúrgica / Characterization of patients with skin wounds hospitalized on clinical/surgical inpatient units

Stefanello, Rochelli Bernardes; Prazeres, Silvana Mara Janing; Santos, Fernanda Silva dos; Mancia, Joel Rolim; Leal, Sandra Maria Cezar.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2): 103-109, jul. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1104180

Objetivo:

caracterizar os pacientes com lesões de pele no início e no fim da internação hospitalar.

Metodologia:

estudo transversal. Participaram 45 pacientes com lesões de pele. Incluídos pacientes avaliados pela enfermeira, no mínimo duas vezes durante a internação. Dados coletados do prontuário eletrônico e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial no programa SPSS®.

Resultados:

maioria de idosos, sexo feminino, média de idade de 67 anos, motivo de internação vascular e comorbidades associadas, tempo médio de internação, 21 dias e desfecho de alta hospitalar. A ferida prevalente foi a lesão por pressão localizada na região lombo-sacra. Os ácidos graxos essenciais, seguidos do alginato de cálcio e da hidrofibra de prata, foram os mais utilizados. Os escores de classificação de risco foram Moderado/Elevado para o desenvolvimento de Lesão por Pressão.

Conclusão:

Conhecer as características sociodemográficas e epidemiológicas dos pacientes com lesões de pele, instrumentaliza para o planejamento e implantação da assistência integral e sistematizada. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2