Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adaptation and validation of the Brazilian Portuguese version of the Leader Empowering Behavior scale / Adaptación y validación de la versión en portugués brasileño de la escala Leader Empowering Behavior / Adaptação e validação da versão em português do Brasil da escala Leader Empowering Behaviour

Mutro, Maria Eugênia Guerra; Spiri, Wilza Carla; Juliani, Carmen Maria Casquel Monti; Bocchi, Silvia Cristina Mangini; Bernardes, Andrea; Trettene, Armando dos Santos.
Rev. bras. enferm ; 73(5): 20180757, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1115346
RESUMO

Objetivos:

adaptar e validar para o português do Brasil a escala Leader Empowering Behaviour em uma amostra de enfermeiros brasileiros.

Métodos:

estudo transversal, por meio de tradução, retrotradução, avaliação por especialistas, aplicação e análise de conteúdo, critério e constructo da escala.

Resultados:

o título da versão final foi Comportamento Empoderador do Líder. A avaliação das equivalências apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 89% entre os 27 itens da escala original e foi aplicada a 272 enfermeiros. Para a validação do constructo, foram feitas análises psicométricas, os cálculos da medida de adequação da amostra excluíram seis itens do instrumento traduzido e na análise fatorial, quatro fatores foram retidos. O alfa de Cronbach foi calculado para os quatro domínios e variou de 0,82 a 0,87, demonstrando a confiabilidade da escala.

Conclusões:

a versão adaptada apresentou critérios de validade e confiabilidade para uso no Brasil. Sua utilização possibilitará conhecer o comportamento do líder para empoderar sua equipe.
Biblioteca responsável: BR21.1