Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of life and body image of patients with urinary disorders / Calidad de vida y autoimagen de pacientes con disturbios urinarios / Qualidade de vida e autoimagem de pacientes com distúrbios urinários

Amaral, Gardênia Lima Gurgel do; Costa, Kleynianne Medeiros de Mendonça; Lima, Charlene Maria Ferreira de; Domingues, Tânia Arena Moreira; Barbosa, Dulce Aparecida; Belasco, Angélica Gonçalves Silva.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.1): e20190522, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1115392
RESUMO

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida e autoimagem de homens com dificuldade para urinar e de usuários de cateter urinário de demora, integrando às variáveis sociodemográficas, econômicas e de morbidade.

Método:

estudo transversal analítico com 64 pacientes do sexo masculino com problemas urinários. Foram utilizados três questionários para coleta de dados um contendo dados sociodemográficos, econômicos e mórbidos, o Medical Outcome Study 36-item short-form health survey para análise da qualidade de vida e o Body Dysmorphic Examination, que avalia a autoimagem. Utilizaram-se os Testes t, Mann-Whitney, Pearson, Spearman, Regressão Linear e Stepwise.

Resultados:

a qualidade de vida e a autoimagem mostraram-se comprometidas nos dois grupos, afetando os aspectos emocionais, com alto grau de insatisfação corporal e adversidade física e social alterada.

Conclusão:

foram observadas alterações na qualidade de vida e autoimagem dos pacientes constatando a necessidade de melhoria na assistência.
Biblioteca responsável: BR21.1