Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transition of care at discharge from the Intensive Care Unit: a scoping review / Transição do cuidado na alta da Unidade de Terapia Intensiva: revisão de escopo / Transición del cuidado al momento del alta de la Unidad de Cuidados Intensivos: una revisión sistemática exploratoria

Hervé, Michele Elisa Weschenfelder; Zucatti, Paula Buchs; Lima, Maria Alice Dias Da Silva.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3325, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1115731

Objetivo:

mapear as evidências disponíveis sobre os componentes da transição do cuidado, as práticas, estratégias e ferramentas utilizadas na alta da Unidade de Terapia Intensiva para a Unidade de Internação e seu impacto nos desfechos de pacientes adultos.

Método:

revisão de escopo mediante estratégias de busca em seis bases de dados relevantes na área da saúde.

Resultados:

foram incluídos 37 artigos, nos quais foram identificadas 30 práticas, estratégias ou ferramentas para organização e execução do processo de transferência, com impactos positivos ou negativos, relacionadas a fatores intrínsecos à Unidade de Terapia Intensiva, à Unidade de Internação e transversais às equipes envolvidas. A análise dos desfechos 'readmissão' e 'mortalidade' foi prevalente nos estudos incluídos, nos quais se encontram tendências e potenciais ações protetoras para uma transição do cuidado bem-sucedida, contudo, ainda carecem de evidências mais robustas e consenso na literatura.

Conclusão:

foram identificados componentes e práticas de transição do cuidado, além de fatores intrínsecos ao paciente, associados a piores desfechos após a alta da Unidade de Terapia Intensiva. A alta noturna ou em finais-de-semana mostrou associação com aumento nas taxas de readmissão e mortalidade, porém, a associação das demais práticas com o desfecho do paciente ainda é inconclusiva.
Biblioteca responsável: BR26.1